Popularizados na Europa, os telhados ecológicos conhecidos por serem a evolução dos telhados convencionais, são sistemas artificiais de cobertura de habitações e estruturas, sobre as quais são aplicados diversos tipos de vegetação, tirando vantagem em nível arquitetônico, estético e ambiental.
A confecção de um telhado verde é baseada na montagem de camadas de materiais impermeabilizantes, substratos, bloqueadores de raízes, que devem satisfazer os objetivos do projeto.
Sua função mais importante é a capacidade de absorver agua da chuva que cai sobre ele, atrasando o escoamento de agua da chuva para o sistema de drenagem, se tornando uma opção atraente em regiões urbanas pela redução na probabilidade de enchentes.
BENEFICIOS
Além de ser uma alternativa viável e sustentável pela sua melhoria térmica, já que reduz a temperatura em até 3°C, também promove o reequilíbrio ambiental nos centros urbanos, trazendo benefícios à saúde pública e à biodiversidade. Sem contar que proporciona novas áreas de lazer.
Melhora as condições termo acústicas tanto no inverno quanto no verão, melhorando em até 90% as condições térmicas no interior da edificação, sem sistemas artificiais de climatização já que matem a umidade relativa do ar constante no entorno da construção, formando um microclima e purificando a atmosfera no seu entorno criando um microecossistema.
Esta modalidade contribui no combate ao efeito estufa, aumentando a retirada de Carbono da atmosfera trazendo harmonia, bem-estar e beleza aos moradores e ocupantes da edificação.
Outra funcionalidade atribuída a ela é a possibilidade de funcionamento como um filtro natural da água, que pode ser armazenada para ser usada posteriormente na irrigação do jardim, nas bacias sanitárias, chuveiros e em regiões mais áridas é possível usar até mesmo para beber e cozinhar.
O custo deste sistema varia muito dependendo do tipo de projeto que se pretende satisfazer, já que depende da tecnologia adotada e do tipo de material utilizado.