Metais utilizados na construção civil

No nosso dia a dia utilizamos diferentes categorias de metais, pode ser puro ou modificado. Além dos aspectos funcionais como condução de calor, eletricidade, resistência mecânica, influenciam também na estética.

Os metais puros geralmente não apresentam todas as características necessárias para serem aplicados na fabricação de produtos utilizados na sociedade, por isso, surgiram as ligas metálicas, que são misturas de metais  por meio de aquecimento.

A maioria destes materiais apresentam elevados valores de:
• Dureza;
• Condutividade elétrica;
•Condutividade térmica;
•Temperatura de fusão;
•Temperatura de fusão;
• Brilho;
• Resistência mecânica

 

Ligas Ferrosas: Apresentam o elemento ferro como constituinte principal.

Aço:  é uma alternativa ao ferro, mais resistente e sofisticado, o que amplia as suas possibilidades de uso ou aumenta a qualidade dos objetos que são feitos com esse material. Uma das vantagens do aço é que a sua oxidação é menor que a do “ferro puro”.

É o ingrediente primordial da construção civil, através dele se derivam variados perfis que são utilizados no ramo. Sua propriedade principal é a resistência elevada a tração , por isso seu emprego em concreto armado.

 

 

Aço Inox: Formado por 74% de aço, 18% de cromo e 8% de níquel. Solução ideal para corrimãos, guarda-corpos, mobiliário urbano, decoração de interiores, revestimentos, pias e dispenser. O inox agrega valor às construções a partir de suas propriedades mecânicas e estéticas. Como vantagens apresenta baixa manutenção, alta durabilidade e versatilidade de formas, podendo atender às exigências de projetos especiais.

 

Cobre: Possui quatro importantes propriedades que fazem entender seu uso cotidiano: ótimo condutor, não é corrosivo, molda-se facilmente e anti-bactericida.  A construção civil utiliza amplamente este metal em diversas áreas, seja para aquecimentos de água e também refrigeração, produção de máquinas industriais e até os famosos aparelhos eletrônicos. Sua propriedade anti-bactericida ajuda nos hospitais, moedas e sistemas de encanamento, pois evita o acúmulo de bactérias.

 

Zinco: O aço galvanizado é um substrato de aço carbono comum que foi revestido por uma fina camada de zinco. Suas principais aplicações são telhas, chapas lisas ou onduladas, arames, telas comuns ou soldadas, tubos para encanamentos e seus acessórios, calhas e rufos.

 

 

Alumínio: é um metal importante para o futuro, devido à sua resistência, leveza e potencial de reciclagem. Quando construímos com estruturas de alumínio, a necessidade de energia é alta, comparada com outros materiais, contudo, o consumo de energia se torna pequeno, se comparado com a quantidade de energia que se pode poupar durante a vida útil da construção. Estruturas em alumínio são altamente duráveis e resistentes a intempéries, como por exemplo agentes corrosivos. Suas aplicações na construção civil são esquadrias de alumínio, painéis de revestimento, fachadas, estruturas para fechamentos laterais e coberturas, formas de alumínio , divisórias e janelas.

 

Exemplos de perfis metálicos

Mais comuns são bobinas de aço, chaas grossas, perfis laminados (perfis I, perfis U, cantoneiras, barras redondas, barras chatas, entre outro). Esses materiais são produzidos pelas usinas de aços estruturais principalmente nas qualidades ASTM A36 e ASTMA 572G50. Para projetos especiais existe a opção de aços estruturais patináveis (resistentes a corrosão).

 

 

Fonte: Uol,

Por: Maieli Schlindwein.