É fato que nosso país viveu um abalo na economia, e está começando a se reestruturar economicamente este ano. Uma das consequências desta melhora, é a procura por investimentos.
Uma ótima aplicação está no mercado imobiliário. Antes de mais nada, vamos esclarecer a diferença entre os dois termos LOTES e TERRENOS: Um terreno nada mais é que um pedaço de terra que pode ter seu espaço utilizado por inteiro, ou ser desmembrado (divido) em outras partes menores, essas partes menores são chamadas de lotes.
Investir em imóveis é uma das opções de investimentos mais vantajosas do mercado hoje em dia, comprar um lote é um investimento rentável e que pode te gerar muitos frutos a médio e longo prazo.
Porém na hora de informar corretamente o seu cliente e fazer bons negócios, saber exatamente qual o tipo de bem está sendo ofertado é o primeiro passo para atender às necessidades do futuro comprador e gerar mais interesse na compra.
Diante disto, vamos compreender a diferença de loteamentos e condomínios:
- Em loteamentos, o comprador adquire apenas a área definida como lote, com especificações que podem variar de um loteamento para outro ou de uma cidade para outra.
- Em condomínios envolve não apenas a aquisição de uma fração de terras, mas diversos outros bens de uso comum (da coletividade), como as ruas de acesso, praças e playgrounds, quadras, jardins e áreas verdes, salões de eventos, piscinas etc.
Por isso, a aquisição de imóveis em condomínios costuma vir junto de outros muitos benefícios e confortos, assim como de responsabilidades, já que bens de uso comum sempre implicam em mais obrigações por parte dos moradores do local.
Também é importante pontuar que, no caso do loteamento, as vias são de domínio público, ou seja, todas as pessoas têm livre acesso e circulação, diferentemente do que ocorre em condomínios.
VANTAGENS
Há fatores que fazem destes empreendimentos, negócios de sucesso. O planejamento envolvendo seus projetos, traz uma organização plena no ambiente, diferente do crescimento desordenado de algumas áreas das cidades. Áreas de lazer são fatores relevantes também, já que a correria do dia a dia impede que façamos longos caminhos em busca de parques, áreas para exercício físico, áreas abertas e com vegetação.
SUSTENTABILIDADE
Ao projetar loteamentos e condomínios, é necessária uma porcentagem de área verde que já pontua para o fator sustentável, mas as inovações não param por aí, telhados verdes, tijolos ecológicos, aproveitamento de água e placas fotovoltaicas são elementos aplicáveis nas edificações.
Estes conceitos, aliados à bons projetos conceituam uma área de melhoria geral no ambiente, contribuindo na sustentabilidade do nosso mundo.
Por Maieli Schlindwein.