Instalações elétricas – Uso de DPS e DR

Dispositivos de segurança DPS e DR funcionam como um mecanismo de proteção para seu imóvel, trazendo maior segurança pessoal e patrimonial parra quem os utiliza. Além de fácil instalação, estes dispositivos garantem que não haja a ocorrência de choques elétricos e a queima de eletrodomésticos.

O dispositivo de proteção contra surtos de tensão (DPS) ao receber uma alta descarga de tensão, provindas principalmente de raios em tempestades, envia o excesso de tensão para a terra, funcionando como um para-raios, assegurando a integridade das instalações internas da edificação.

 

Já o disjuntor diferencial residual (DR) ao perceber fuga de corrente, desliga-se automaticamente, evitando choques elétricos, sendo por contato direto, tocando em uma superfície carregada, ou indireto tocando em uma superfície com falha de isolamento. Este dispositivo protege pessoas e instalações elétricas.

O uso destes já é obrigatório em determinados casos, a NBR 5410/97 (aplicada a instalações elétricas de baixa tensão) em seu item 5.1.3.2.2 determina a obrigatoriedade:

  • Em circuitos que sirvam a pontos de utilização situados em locais que contenham chuveiro ou banheira.
  • Em circuitos que alimentam tomadas situadas em áreas externas à edificação.
  • Em circuitos que alimentam tomadas situadas em áreas internas que possam vir a alimentar equipamentos na área externa.
  • Em circuitos que sirvam a pontos de utilização situados em cozinhas, copas, lavanderias, áreas de serviço, garagens e demais dependências internas normalmente molhadas ou sujeitas a lavagens.

 

PRECAUÇÕES

Disjuntores apenas desligam em determinadas condições de falta de instalação elétrica, curto circuito ou sobrecarga, em caso de decorrências frequentes, deve-se ficar atento, pois isso pode representar sobrecarga da rede interna e trocar o disjuntor por outro maior nem sempre é a solução, já que haveria a necessidade de troca de fios e cabos elétricos por outros de bitola maior. Por isso busque auxílio de um profissional para avaliar qual anomalia interna é responsável pelo problema e assim resolver definitivamente.

Ao trabalhar com instalações elétricas em baixa tensão, é importante destacar a utilização de dispositivos de proteção que assegurem a integridade das pessoas e animais que habitem uma residência, além de ser preservado o patrimônio dos usuários. Tenha em mente que instalações antigas perdem sua capacidade e podem oferecer eventuais riscos, portanto é aconselhável a realização de devidas reformas quando forem convenientes. Observando essas recomendações podemos evitar inúmeros transtornos que possam ocasionar situações desagradáveis e perdas irreparáveis.