GRANITO E MÁRMORE: Principais diferenças e onde usar

                   Ambiente com mármore.

As pedras são importantes para a construção civil, sua variedade de tipos proporciona muitas aplicações em áreas internas e externas, como piso ou mesmo como aspecto decorativo. Mas as pedras, especialmente o mármore e o granito têm papel de destaque nas obras, em geral em pias, balcões, soleiras ou como decoração de peças especiais.

COMPOSIÇÃO

Sua principal diferença está na composição de cada material. O mármore é uma rocha metafórica originária do calcário e sua coloração varia dependendo dos minérios presentes, podendo ser predominantemente branca, acinzentada, de coloração creme com veios escuros, esverdeadas ou ainda predominantemente pretas. O granito é uma rocha ígnea composta principalmente pelos minerais quartzo, feldspato e mica. Ele é uma pedra mais dura e forte do que o mármore, além de possuir cores mais mescladas por causa da disposição interna de minerais. Isso faz com que o granito tenha uma aparência mais luminosa em comparação ao visual mais uniforme e suave do mármore.

                                    Lareira em granito.

RESISTÊNCIA

Devido a sua composição, o mármore é mais poroso e menos resistente que o granito, sendo mais suscetível a quebra e até mesmo as manchas. Já o granito é pouco poroso e muito mais resistente.

GRANITOS

  • Não são riscados com facilidade porque tem “dureza Mohs” alta (entre 6 e 7). A Escala de Mohs quantifica a dureza dos minerais, isto é, a resistência que um mineral oferece ao ser riscado e que varia em uma escala de 1 a 9.
  • Apresenta grande resistência a agentes físicos (temperatura, pressão, umidade) e químicos (materiais de limpeza, gorduras, entre outros).
  • Por ter baixa porosidade, o granito não mancha com facilidade e absorve pouca água. Mas a porosidade está relacionada muitas vezes com a rocha matriz.

Uso ideal: Para revestimentos de pisos e escadas de alto tráfego, pias, balcões, lavatórios para uso intenso ou para uso residencial, revestimentos para fachadas, bordas para banheiras, lareiras, soleiras, rodapés, peitoris, bancadas em geral, revestimento para fornos e aparadores.

                                                                                               Granito Branco

                                                                                                Granito preto São Gabriel

                                                                                                   Granito preto

MÁRMORES

  • É menos resistente, tem “dureza Mohs” baixa (entre 3 e 4), por isso é indicado para áreas com tráfego leve de pessoas porque desgasta-se mais facilmente com o atrito sobre o piso.
  • Também é mais poroso que o granito, por isso é indicado evitar locais com variação de temperatura e aplicação de agentes químicos, é mais suscetível a manchas e absorção de gordura.
  • Os mármores também são mais caros que os granitos.

Uso ideal: Revestimentos de pisos e escadas de baixo tráfego (residencial), soleiras e peitoris (residencial e sem exposição ao tempo), lavatórios para uso residencial, bordas de banheira, aparadores, revestimento para lareiras, rodapés, mesas e revestimento de paredes internas.

                                                                                                               Mármore branco

                                                                                                          Mármore preto

                                                                                                    Mármore travertino

Atualmente o mercado de rochas possui impermeabilizantes de qualidade, que quando utilizados de forma apropriada permitem a utilização de mármores em áreas molhas como cozinhas e banheiros assegurando maior resistência contra agentes físicos e quimicos.

TIPOS DE ACABAMENTOS

Acabamentos em superfícies de mármores e granitos:

  • Bruto: Material sem acabamento.
  • Flameado (jato de fogo): confere aspecto áspero, rugoso e ondulado, indicado para áreas externas por possuir propriedades anti-derrapantes. Só pode ser aplicado em granitos com espessura superior a 2cm.
  • Apicoado (pequenas marteladas): confere aspereza variável, aspecto poroso e uniforme, indicado para áreas externas por possuir propriedades anti-derrapantes. Só pode ser aplicado em granitos com espessura superior a 2cm.
  • Jateado (jatos de areia): confere aspecto opaco, indicado para áreas externas.
  • Levigado (lixamento bruto): acabamento semi-polido que confere aspecto rústico e sem brilho, indicado para áreas internas e externas.
  • Polido (brilho): confere aspecto liso e brilhante, indicado para áreas secas, pois com esse acabamento a pedra fica escorregadia.
  • Resinado: cobre os poros existentes nas pedras dando um melhor polimento e brilho superior. Indicado para áreas secas.

PRINCIPAIS TIPOS DE ACABAMENTO EM LATERAIS DE BORDAS DE MÁRMORES E GRANITOS

Boleado: utilizado em bordas de pias e bancadas

Bisotado: utilizado em tampos e bancadas, evita que as bordas se quebrem

Meia Esquadria: muito utilizado pois esconde a cola nas emendas, dando aspecto de peça única

Meia Cana: utilizado geralmente em bordas de lavatórios

Saia: utilizado para esconder cubas de lavatórios e lavabos que não terão gabinetes

Fonte: Conaz

Por Maieli Schlindwein