A ansiedade de ver a obra pronta faz o coração acelerar, não é mesmo ? Ver as coisas realmente tomando forma e já próximas do resultado final do projeto torna tudo mais divertido e empolgante. A finalização, no entanto, pode ser também a parte mais cara e a que dará mais dor de cabeça no futuro.
Nesta etapa da obra, é necessário um pouco de paciência e auxílio de um profissional que te ajuda nas escolhas para não estourar o orçamento.
Separamos algumas dicas, que ajudam você nesta hora emocionante da concretização de um dos seus sonhos, a sua casa!
DICA 01: ORÇAMENTO !
Para ficar dentro do previsto, é necessário PLANEJAR ! Nesta hora, além da conversa com seu profissional de confiança, é importante pesquisar os diversos tipos de acabamentos disponíveis no mercado. Este planejamento já pode iniciar nas primeiras conversas com o responsável técnico da sua obra, já imaginando e colocando no projeto arquitetônico suas preferências.
- Os ambientes que mais exigem atenção quando o assunto é acabamento são o banheiro e a cozinha. Metais, azulejos, cerâmicas, pintura, pisose outros estão entre os materiais mais buscados quando o assunto é acabamento.
DICA 02: MATERIAIS DE QUALIDADE!
Evite futuras dores de cabeça, adquira materiais que além de embelezar o ambiente tragam também uma longa vida útil do produto. Hoje, com a Internet, é possível buscar referências sobre os principais fabricantes, lendo inclusive reviews de proprietários e profissionais sobre o uso de determinado material em uma obra.
- Mas preste atenção: material de qualidade não é sinônimo de material caro. Através de pesquisa, indicações de profissionais e outros proprietários que realizaram obras recentemente, é possível encontrar boas opções com preços justos. O foco é sempre o custo-benefício.
DICA 03: PISOS !
Se você tivesse que escolher apenas um dos itens do acabamento para gastar um pouco mais, a dica é: invista nos pisos. Eles têm que ser de boa qualidade, uma vez que são o materiais que sofrerão maior ação externa ao longo do tempo. Principalmente em locais de maior trânsito de pessoas, os pisos devem ser de maior durabilidade; opções de baixa qualidade se deteriorarão rapidamente.
Isso não quer dizer que os demais acabamentos não tenham importância !
DICA 04: CRONOGRAMA
Ter ideia de qual próximo passo devemos dar é tranquilizante, ainda mais em obras… Listamos as etapas em ordem para você não se perder:
- Comece com a colocação de pisos, azulejos, soleiras e peitoris;
- Rejunte;
- Bancadas, gessos e esquadrias;
- Preparação da parede e pintura
- Metais e louças
DICA 05: AH! AS NOVIDADES…
Há sempre uma nova tendência em acabamento. Um novo estilo de azulejo, pinturas com cores diferentes, torneiras em estilos modernos, etc. Estes novos estilos podem estar na capa das revistas e serem usados pelas pessoas mais interessantes, mas eles reservam um problema: geralmente a moda passa. Quando isto acontece, os dispositivos ficam ultrapassados e podem ser considerados “bregas”, comprometendo a decoração da sua casa a longo prazo. Não tenha medo de ousar, mas busque um acabamento que tenha a ver com sua personalidade, não com alguma moda que pode ser passageira. No que diz respeito ao estilo, o mais seguro e aconselhável é investir em peças que sejam atemporais e clássicas.
DICA 06: PROJETO EM MÃOS!
Quando for fazer as compras, é imprescindível o PROJETO EM MÃOS! Saber quantidade vai te poupar gastos exagerados. Neste mesmo sentido, para metais e louças, você deve conferir o tamanho exato e as especificações do fabricante, para ter a certeza de que o produto se encaixará.
- Em casos de pisos por exemplo, aconselhamos a compra de alguns metros quadrados a mais para reserva, isto porque, caso no futuro alguma peça seja danificada você tem uma peça nova e na mesma tonalidade para o conserto.
DICA 07: CONTRATE PROFISSIONAIS!
Nunca é demais falar, ao fazer construções ou mesmo reformas a contratação de um profissional habilitado faz toda diferença.
Faça um orçamento conosco !
Por: Maieli Schlindwein
Fonte: Internet