Conheça os tipos de cobertura para sua obra

Parece fácil pensar em telhados, porém se você parar e analisar perceberá que existe uma multiplicidade de formas. Afinal a escolha do telhado faz toda a diferença funcional e estética da obra.

Telhados com estrutura de madeira aparente

Com estilo rústico esse tipo de cobertura está em alta. Nesse sistema as telhas mais utilizadas são as telhas cerâmicas do tipo portuguesa, romana, americana, germânica e as telhas de concreto. O forro é também de madeira e é construído logo acima dos caibros e terças.

A manutenção será de acordo com a madeira a ser utilizada, recomendasse a utilização de inseticidas e ou fungicidas contra pragas e a aplicação de impermeabilizante, verniz e outros materiais pelo menos a cada 24 meses. A inspeção na estrutura deve ser realizada a cada 6 meses.

 

Dica: Utilizar projeções maiores, favorecendo a extensão do sombreamento.

 

 

 

 

 

 

 

 Telhado de Mansarda

Com estilo francês, o estilo Mansarda permite gerar mais espaço, iluminação natural, ventilação e um ótimo acesso para o telhado. Este telhado é adequado quando aliado a um sótão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Telhado embutido com platibanda

Esses telhados se tornaram muito usuais devido a estética superior ao ser comparado com cobertura tradicional. Tendo estilo mais moderno possibilita combinar com materiais diversos da fachada.

 

 

Esse tipo de telhado apresenta um baixo custo pois é utilizado pouca madeira na estrutura e admite telhas mais simples, como a de fibrocimento, metálicas simples e metálicas do tipo sanduíche.

Dica: utilizar as platibandas mais altas para que o telhado não fique tão baixo em relação a laje, viabilizando o acesso as manutenções em geral.

 

 

Telhado duas águas americano

Nesse tipo de telhado a cumeeira apresenta um desnível em um dos lados. Nesse desnível é possível prever iluminação natural e ventilação para os ambientes.

 

 

 

 

 

 

 

 

Telhado ou cobertura verde

Neste tipo de cobertura é criado um jardim sobre a edificação, nele pode ser cultivado diversos tipos de plantas, mas o grande benefício da solução é em termos da sustentabilidade pois apresenta grande desempenho térmico, reduzindo até 90% do calor gerados pelos telhados convencionais.

Certo de que ter um jardim ou mini horta no telhado não é tão simples assim, é importante mencionar que as manutenção serão mais frequentes e também deverá tomar cuidados com a impermeabilização.

 

 

Telhado Shingle ou americano

Aos poucos estão ganhando espaço nos projetos brasileiros devido a beleza aliada a durabilidade e custo. A versatilidade também é uma vantagem desta solução pois há diversas cores que se adequam a diferentes projetos. Um ponto forte desta solução é a resistência contra impactos.

Entre em contato com a equipe técnica Base V Engenharia

contato@basev.com.br

www.basev.com.br